quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Características das obras de Cecília Meireles

Suas principais características são sensibilidade forte, intimisno, introspecção, viagem para dentro de si mesma e consciência da transitoriedade das coisas (tempo = personagem principal). Para ela as realidades não são para se filosofar, são inexplicáveis, basta vivê-las.
Sua obra reflete uma atmosfera de sonho, de fantasia e, ao mesmo tempo, de solidão e padecimento. Intimismo, lirismo, misticismo e universalidade são as principais características da obra de Cecília Meireles.
Ela nunca esteve filiada a nenhum movimento literário, porém algumas publicações iniciais (“Espectros”, “Baladas para El-Rei”) revelam alguma ligação com o Simbolismo.
Sua poesia é intimista e reflexiva (com um tom filosófico), de profunda sensibilidade feminina. Em suas obras ela aborda temas como vida, amor e tempo. A musicalidade (uma das características do Simbolismo) também está presente em seus escritos.

Cecília Meireles, através de suas próprias experiências de vida, procurou questionar e compreender o mundo em que vivia.
Todas essas indagações, tristezas e desencantos, marcaram sua poesia, enchendo sua obra de lirismo.

17 comentários:

  1. mano ela participou de um movimento literario a 2° fase do modernismo brasileiro ela participou.

    ResponderExcluir
  2. Simples e objetivo! otimo!

    ResponderExcluir
  3. Neste texto, Seremos ainda románticos.
    Qual seria suas cararcteristicas romanticas encontradas no texto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O romantismo é caracterizado pelo seu tom, sobretudo, intimista. Os modernistas, com seus ideais como a liberdade criativa e a busca pelo novo, sempre mantiveram um diálogo com a tradição. Clarice Lispector é um exemplo quando traz para sua escrita um intimismo um tanto profundo, caracterizando um neorrealismo. De igual modo, também podemos destacar o intimismo em Cecília como uma vertente neorrealista - lembrando que cada autor tem sua singularidade expressiva, nisso que se evidencia modernidade do autor.

      Espero ter ajudado!
      Abraço!

      Excluir